quinta-feira, 1 de março de 2012

Psychobilly freakout

A um tempo atrás eu fiz um post falando sobre psychobilly e havia prometido uma parte dois, já que fiz a primeira na correira e deixei as informações super vagas. Revendo percebi que tava bem ruim e resolvi refazê-lo hahaha. Não sei se todo mundo sabe o que é exatamente o tal do psychobilly então irei escrever uma breve (muito breve) história:

Na década de 80, após a explosão do punk, surge na Inglaterra um novo estilo musical, um estilo que trazia como base o rockabilly, porém na sua versão maluca, maluquice trazida em grande parte do punk. Foi no Klub foot (casa de shows psycho) que o psychobilly firmou-se como subcultura. As principais características do som psycho, é a forma "slap" de se tocar o contra-baixo acústico, temas de músicas muitas vezes inspirados em filmes de terror e ficção científica, mulheres, fetichismo, bebida e festas. No Brasil a cena é fortíssima (principalmente em Curitiba e Londrina) desde a década de 80 e eventos como o psycho carnival, que acontece todo ano em Curitiba, é o maior festival psychobilly da américa latina.

Quanto ao visual (o foco é no das garotas), o que primeiramente se destaca são os topetes enoormes (ou quiffs), que diferentes do topete rockabilly são muito maiores. Além disso, muitas meninas utilizam penteados inspirados em clássicos vintage. As roupas seguem muitas vezes a linha do rockabilly e do punk rock, a maioria das pessoas tende pra um desses lados. Se a inspiração vem do rockabilly, vemos muitas meninas inspiradas nas pin up's dos anos 50 e se a inspiração é o punk rock, vemos o couro, roupas rasgadas, tachas, coturnos, jaquetas com patches, muita estampa de animais além de elementos da cultura hot rod, como as chamas. Tattoos são muito comuns, além de maquiagens em cores fortes.









Não existe exemplo melhor para falar do visual feminino psycho old school do que as meninas do Dypsomaniaxe, a primeira banda inglesa de psychobilly composta exclusivamente por garotas.








Essas fotos acima são da década de 80 e começo do 90, muitas deles fora feitas no Klub Foot. Como podem notar, essa é a essência do visual psychobilly. Já as fotos abaixo são do visual moderno, com grande influência do rockabilly e até mesmo do horror punk:






























Bom, repito o que disse no post sobre roller derby: São visuais muito legais, mas só use se você realmente gostar do estilo ;) Se você acha legal, procure conhecer mais e escutar as bandas! E pra finalizar, alguns sons pra vocês curtirem hoje:




Um comentário: