sexta-feira, 8 de junho de 2012

Mod culture


Com certeza você já deve ter visto em algum momento da sua vida a imagem cima, o símbolo da Força Aérea Britânica na segunda guerra mundial. Mas além disso, ela também é o símbolo de uma subcultura nascida na década de 50 e que se tornou uma das caras da década seguinte, os Mods. O nome se origina do modernismo, que era um termo usada para músicos de jazz moderno e seus fãs. E moderno é o que essa cultura representava na época e que representa ainda hoje. 

A cultura mod é considerada como sendo muito consumista, principalmente porque os jovens se preocupavam bastante com a moda e tinham como gastar dinheiro com isso, já que muitas vezes já não precisam ajudar no sustento de casa. Duas subculturas trouxeram muitos dos seus elementos ao movimento, principalmente os Beatniks e Teddy boys.

O visual feminino seguia em cheio a moda corrente da época, com mini-saias, visuais muitas vezes andróginos, maquiagem que abusava de delineadores e cílios postiços, estampas carregadas de grafismos e cores contrastantes, sapatos mocassim e boneca, entre outros elementos. O cabelo das moças também mostrava uma significante mudança. Eles ainda careciam de mãos habilidosas na hora de fazer os penteados com apliques para conseguir grandes volumes, mas o cabelo curto também era moda.







O visual masculino parecia um tanto quanto sofisticado, já que principalmente os homens prezavam por ternos com boa modelagem e roupas mais sociais. Alguns elementos militares, como o próprio símbolo da RAF e as parcas também eram bastante utilizados. Não se pode esquecer das lambretas (ou Scooters), que apesar de sua função útil compunham também o visual.







Existem alguns filmes que abordam o assunto, como por exemplo Quadrophenia, um filme com a trilha sonora do The Who. Apesar de ser muito criticado, eu gosto dele, pois trata a respeito da rixa entre os mods e os rockers e consumo exacerbado de drogas, principalmente metanfetamina.



Trailer de Quadrophenia 
Vocês podem achar o filme aqui.

O som era principalmente baseado na música negra, em particular no jazz e rhythm & blues, o northern soul, musica jamaicana e british beat music. Existe uma coletânea muito boa lançada pela Decca e vocês podem baixar aqui.

Essa é a faixa que inicia a coletânea e uma das minhas prediletas:








Nenhum comentário:

Postar um comentário